Rugas

Rugas

No envelhecimento fisiológico todos os processos involutivos são harmônicos, a diminuição da função cardiocirculatória corre paralela com a depressão da atividade respiratória, sendo assim, as duas ocasionam a queda do metabolismo. O fenômeno metabólico mais evidente do envelhecimento parece ser o retardamento da síntese de proteínas, estabelecendo um desequilíbrio entre a formação e a degradação. A queda dos componentes protéicos das células e do interstício corresponde um menor conteúdo de água por parte do organismo.

O órgão humano que mais revela o envelhecimento é a pele, conforme envelhecemos ocorre um declínio das funções de todo o organismo, tais como cardíacas , respiratórias e etc, o que refletirá na pele devido a queda de nutrição e oxigenação entre outras tais como: redução da capacidade de armazenar líquidos, deixando a pele desidratada e sem viço.

As rugas podem ser dividas em:

  • Superficiais: modificam-se quando a pele é esticada.
  • Profunda: não há modificação quando a pele é esticada

As principais causas do envelhecimento são fumo, sol, alimentação, idade, extresse e excesso de mímica facial com determinado grupo muscular.

rugas

Existem várias teorias que tentam explicar o envelhecimento tais como Teoria do Relógio Biológico, Teoria da Multiplicação Celular , Teoria das Reações Cruzadas de MacromoléculasTeoria do Desgaste,Teoria Auto-Imune e a Teoria dos Radicais Livres que atualmente é a teoria mais aceita para justificar o envelhecimento cutâneo.