Argiloterapia

Argiloterapia

A argiloterapia, terapia através de argilas, consiste na aplicação de Argila nas partes afetadas do organismo com objetivo terapêutico e estético. Também é utilizada com finalidade preventiva pela grande capacidade de desintoxicar o organismo, favorecendo a eliminação de toxinas e aumentando as defesas.
Toxinas todos nós temos. O acúmulo das toxinas pode ser atribuído a fatores como: idade, doenças, medicamentos, stress, dietas impróprias, bebidas, fumos, falta de exercícios físicos e programas para perda de peso. Esses fatores são atribuídos nas mulheres pelas mudanças hormonais e gravidez.
Quando a pele e os rins ficam saturados, o processo de eliminação das toxinas é prejudicado e o corpo começa a armazená-las nas células de gordura e nos líquidos em volta das mesmas (intersticial). O colágeno e a elastina, responsáveis pelo suporte e elasticidade dos tecidos e da pele, são fortemente inibidos pela presença das toxinas o que ocasiona a perda da firmeza da pele, e conseqüente aparência flácida, e a lipodistrofia ginóide, mais conhecida como “celulite”, que é um tecido mal oxigenado subnutrido e desorganizado.
As toxinas são armazenadas entre as células de gordura nos chamados líquidos intersticiais (entre células) e elas não podem ser removidas por dietas, exercícios ou qualquer outro procedimento natural. Nas mulheres estes fluidos se acumulam com mais intensidade da cintura até os tornozelos e nos homens do abdome até o pescoço.  Estes líquidos foram analisados em testes e apresentam de 34 a 69% de toxicidade.
O tratamento de desintoxicação drena estas toxinas e o organismo livre reage de maneira surpreendente.
O que é Desintoxicação?
É um tratamento corporal que associa uma loção indutora especialmente formulada à base de chá verde e sais de magnésio, a uma técnica específica de bandagem com PVC e manta térmica.
Esse processo é totalmente diferente das bandagens quentes, frias, das bandagens de perda rápida ou dos tratamentos que produzem uma melhora temporária através da perda (eliminação) de água corporal.
Desintoxicação é um tratamento revolucionário que visa cuidar e melhorar a saúde do organismo tendo como conseqüência resultados excelentes na estética corporal.
Benefícios da Desintoxicação
Na Saúde: Através da desintoxicação do organismo, nós nos beneficiamos com a sensível melhora nos quadros de:
– Insônia;
– TPM;
– Cólicas menstruais;
– Stress;
– Tratamento antitabagismo;
– Controle da ansiedade;
– Bem-estar físico, novo ânimo e disposição.
No Campo Terapêutico:
– Bursites;
– Tendinites;
– LER.
Nos Problemas de Pele:
– Psoríases;
– Dermatite;
– Micose.
Na Estética:
– Na tonificação e compactação da pele e dos tecidos flácidos (combatendo a flacidez);
– Excelentes resultados no combate à celulite;
– Redução de medidas corporais;
– Modelagem do corpo, ajudando na ptose dos glúteos, diminuição do abdome e estômago, definição da cintura e redução dos culotes.
A desintoxicação não substitui exercícios físicos ou dietas, porém é um excelente complemento para qualquer tipo de programa de perda de peso ou melhora da forma física.

 

Devido à composição química da argila, a argiloterapia é uma terapia eficaz contra muitos problemas de saúde. A argila é rica em sais minerais como ferro, silício e magnésio, que lhe conferem propriedades terapêuticas.

Atuação de alguns argilominerais:

Alumínio: atua contra a falta de tonicidade, tem ação cicatrizante, e inibe o desenvolvimento de estafilococo áureo em cultura.
Ferro: tem papel importante na respiração celular e na transferência de elétrons. Na pele, as carências deste elemento manifestam-se por uma epiderme fina, seca e com falta de elasticidade.
Magnésio: tem o poder de fixar os íons de potássio e do cálcio e a manutenção do gel celular, ou seja, a hidratação e na síntese das fibras do colágeno.
Manganês: tem ação específica na biosíntese do colágeno, tem ação antiinfecciosa, cicatrizante, antialérgico.
Silício: tem papel fundamental na reconstituição dos tecidos cutâneos e na defesa do tecido conjuntivo. Tem ação hemostática, purificante, adstringente e remineralizante. Tem efeito hidratante na pele e reduz as inflamações. Também tem ação na elasticidade da pele atuando em flacidez cutânea.


Sódio e Potássio: 
Ajudam a manter a hidratação e o equilíbrio iônico das células cutâneas.
Outro aspecto interessante é que não há necessidade de preocupar-se com a ação da argila, pois ela tem uma “inteligência” em relação ao trabalho necessário, seja sedar, tonificar, estimular ou absorver, além de potencializar o sistema imunológico e não ser tóxica. Para isso, no entanto, é preciso que sua extração seja controlada e que se tenha o cuidado de evitar solos contaminados por poluição e agrotóxicos. A qualidade da argila utilizada deve ser uma preocupação fundamental para o profissional, antes de qualquer procedimento.
A concentração de determinadas minerais na argila, combinados sabiamente pela natureza, confere-lhe qualidades especiais para curar.
Seus principais efeitos no organismo são:
• Desinfiltra os interstícios celulares.
• Elimina toxinas.
• Estimulação da microcirculação cutânea.
• Permite a troca de energia dos minerais com a parte afetada.
• Promove uma microabrasão (peeling suave).
• Regula a produção sebácea.
• Regula a queratinização.
• Regulariza a temperatura do órgão enfermo uniformizando a irrigação sanguínea.
As argilas são rochas sedimentares compostas de grãos muito finos de silicatos de alumínio, associados a óxidos que lhes dão tonalidades diversas.

 Existem vários tipos de argila e cada uma é indicada para uma finalidade específica:

ARGILA PRETA

Material muito nobre. Raramente encontrado t ão puro. Este material é retirado de uma profundidade maior que 4 metros. Devido ao alto teor de alumínio e Silício e baixo percentual de ferro, pode ser usado tanto para cosmética, como para tratamentos de doenças. Seu teor de titânio, agrupado com elevados percentuais de alumínio e Silício, indicam um material excelente agente rejuvenescedor. Tem ação anti-inflamatória, anti-artrósica, absorvente, antitumoral e anti-stress. Melhora a circulação sanguínea periférica, favorecendo a reprodução celular. É a mais indicada no tratamento de manchas de pele. Largamente utilizada em cosmética.

Tem propriedades de argila “super nobre” – já que tem elevada plasticidade, cor após queima super branca, material orgânico alto.

ARGILA BRANCA

Aplicações: varizes, artrite, artrose, reumatismo, contusões, feridas, luxações, câncer, trombose, tuberculose, osteoporose, cistite, LER, cisto uterino, stress, úlceras, verminoses, diarréias, tumores, bursite, clareador de manchas senis, micro-esfoliador da pele, agente desintoxicante corporal, pode ser usado no corpo todo, retira oleosidade da pele, combatendo cravos e espinhas, reduz rugas e sinais de expressão. Ótima para modelagens e trabalhos artísticos. É a mais indicada para ser usada juntamente com outras fontes: vitaminas, hidratação, escamação, ervas, óleos, etc. Utilizada em hospitais para tratamentos de câncer pele, de intestino, próstata, leucemia, etc.

ARGILA VERMELHA

Aplicações: câncer, feridas, Argila anti-estressante, redutora de pesos e medidas, tem efeito antitumoral, reumatismo, age como sedativo, artrite, etc.
Ótima para modelagens e trabalhos artísticos.
É uma argila ilítica, com boa plasticidade e alto percentual de ferro, tem elevada capacidade de penetração, é uma argila fina.
Usada em clínicas e hospitais para tratamentos de diversos tipos de câncer.
Os melhores resultados são obtidos quando usada para reduzir pesos e medidas e no tratamento de feridas e úlceras.

ARGILA AMARELA

Tem ótimo efeito tensor. Indicado para Cosmética. O percentual elevado de Silício é indicado p/ rejuvenescimento e tratamentos cosméticos. Tem alta capacidade de troca de cátions e ânions. Combate e retarda o envelhecimento cutâneo, nutre c/ seus sais minerais necessários p/ um tecido mais rígido e saudável sem deixá-lo ressecado. Pode ser usada pura, misturada com água ou com cremes hidratantes. Excelente para modelagem.
Há casos comprovados com nossos clientes, após alguns dias de uso, de nascimento de cabelos em locais já calvos há muitos anos, pois ela melhora a circulação sanguínea (uma vez ao dia, durante 8 dias – no mínimo) e elimina caspas e excesso de oleosidade.

ARGILA MARROM

Argila rara, devido sua pureza. Seu elevado teor de silício, alumínio e titânio, juntamente com seu com baixo percentual de ferro, a indicam para tratamentos cosméticos, como rejuvenescedor do tecido e eficaz contra acne e espinha.
É também indicada para tratamentos de saúde como: reumatismo, artrite, bursite, artrose, osteoporose, feridas e luxações.
Ótima para modelagens e trabalhos artísticos.
É utilizada em clínicas e hospitais, para tratamentos corporais; o paciente é submetido á um banho com esta argila, passando no corpo todo. Além de prevenir moléstias, ameniza sinais e manchas, retira oleosidade combatendo espinhas, rejuvenesce o tecido celular, pois nutre com seus minerais.

ARGILA CINZA

Aplicações: varizes, artrite, artrose, reumatismo, contusões, feridas, luxações, se, osteoporose, cistite, LER, cistos uterinos, stress, úlceras,verminoses, diarréia, câncer, tumores, bursite, trombose, tuberculose, bursite, etc.
É reguladora da seborréia capilar, absorve a irradiação solar, devido ao titânio presente; é clareador de manchas, combate espinhas e cravos, é um excelente esfoliador.
É redutora de pesos e medidas, retarda o envelhecimento.
É uma das argilas pioneiras para tratamentos medicinais e cosméticos.
Quando misturada com água ou similar, tem excelente cobertura.
Ótima para modelagens e trabalhos artísticos. É muito utilizada para devolver a firmeza do busto, nádegas, coxas e barriga. Também é enriquecida com ervas, proteínas e vitaminas.

ARGILA VERDE

Aplicações: estrias, celulite, gorduras localizadas, reprodução celular, melhora circulação sanguínea periférica, atenua manchas, combate acnes e espinhas, absorvente, redutor de pesos e medidas, descongestionante, nutre os tecidos com sais minerais, absorve radiação solar retardando o envelhecimento, desintoxicante facial, capilar e corporal.
É muito utilizada para melhorar a circulação sanguínea e eliminar celulite e gorduras localizadas. Tem elevado teor de sílica e a faz uma argila excelente para cosmética, como repositora de sais minerais. Indicada para cataplasma contra câncer.
É um excelente esfoliador natural, podendo ser usada no corpo todo.

ARGILA ROSA

Anti-Stress: Ideal para peles cansadas e sem viço. Vitaliza a pele (brilho), devolve a luminosidade natural da pele, aumenta a circulação, anti-acne, anti-seborréia, absorve toxinas, hidrata a pele. É indicada para peles sensíveis. Auxilia na queima e na drenagem de celulites e gorduras localizadas.